Publicado em 17/09/2014, às 03h54
![]() |
Aula inaugural aconteceu no Memorial da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). (Foto: Divulgação) |
Foi inaugurado, na noite da última segunda-feira (15), mais um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A Aula Inaugural do Curso de Medicina do Campus Paulo Afonso, na Bahia, aconteceu no Memorial da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e foi prestigiada pela comunidade pauloafonsina. O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; o diretor de Desenvolvimento de Ensino em Saúde da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Vinicius Ximenes; o presidente da Chesf, Antônio Varejão Godoy; o chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Paulo Pontes, representando o governador Jaques Wagner; e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, estiveram presentes ao evento.
A solenidade iniciou com a participação da estudante Daniele Siqueira, natural de Paulo Afonso e aluna do novo curso de Medicina. Para Daniele, a chegada da Univasf à cidade trouxe a oportunidade da realização de um sonho. “Eu não podia ir estudar em outra cidade por causa do meu filho pequeno”, disse a estudante, que representou a turma de Medicina na inauguração do campus. Animada, Daniele acredita que a Univasf traz a possibilidade de outros jovens de Paulo Afonso realizarem esse sonho. “Estou muito confiante que cada estudante dessa primeira turma vai dar o melhor de si para que esse curso aconteça e que se torne uma referência”, afirmou.
O reitor Julianeli Tolentino falou sobre a implantação do novo campus e agradeceu a todos que contribuíram com o projeto. “Estar aqui vivenciando esse momento é motivo de muita alegria, devido aos desafios que nós enfrentamos para que esse sonho se tornasse realidade”, disse. O reitor ainda ressaltou que a intenção da Univasf é ampliar o número de cursos ofertados no Campus Paulo Afonso. “Já iniciamos a discussão com a Secretaria de Educação Superior do MEC e apresentamos uma proposta para transformar esse campus num polo de referência na área de saúde”, enfatizou.
O médico sanitarista Vinicius Ximenes ministrou a Aula Inaugural e abordou o tema “As mudanças atuais da formação médica no Brasil”. Ele discorreu sobre as dificuldades da saúde brasileira, os novos cursos de Medicina e o perfil dos futuros profissionais. “Precisamos formar profissionais com capacidades técnicas, científicas, clínicas, humanísticas e sociais, que dialoguem com as necessidades do contexto atual”, disse o diretor do MEC. Para Ximenes, o curso de Medicina do Campus Paulo Afonso é inovador. “Esse curso apresenta o que há de mais atual no Brasil, com proposta metodológica diferenciada. Esses estudantes vão fazer parte de toda a rede de saúde da cidade e conhecer a realidade de saúde das pessoas”, afirmou.
Segundo o coordenador do curso de Medicina, Ricardo de Lima Lacerda, a preparação do curso foi bastante intensa e exigiu uma dedicação exclusiva do corpo docente. “Tivemos que refazer boa parte do projeto pedagógico para adequar o curso às novas diretrizes, o que interferiu também na estrutura física das salas de aula”, disse o professor. “A expectativa agora só aumenta, pois a nossa preocupação é com a formação de qualidade desses estudantes”, concluiu.
A implantação do Campus Paulo Afonso é fruto de uma parceria entre Univasf, Chesf, Governo do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal. Provisoriamente, a Univasf irá funcionar nas instalações do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga Escolinha da Chesf. O local foi reformado para receber salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas administrativas. Segundo o reitor, devem ser investidos aproximadamente R$ 60 milhões na construção da sede própria do campus, que tem previsão de ser iniciada em 2015.
As informações são da assessoria da Univasf.
0 comentários:
Postar um comentário