Publicado em 03/09/2014, às 07h15
![]() |
Foto: Divulgação |
A Secretaria de Cidadania, através do Centro de Referencia especializado de Assistência Social (CREAS), trouxe para Petrolina uma capacitação sobre medidas socioeducativas, ministrada pelo Governo estadual. O ciclo de palestras aconteceu em um dos auditórios do CREAS Municipal, nesta terça-feira (02). Segundo a coordenadora do Sistema Socioeducativo de Pernambuco, Ana Roberta Oliveira, a municipalização de medidas socioeducativas em meio aberto, voltada para jovens com problemas com a lei, é priorizada em cidades brasileiras de médio e grande porte.
“Adolescentes que cometem atos de infração têm mais chances de serem atendidos por programas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade – medidas mais eficientes na diminuição da violência e na inserção dos jovens na vida social do que as internações em estabelecimentos educacionais, em geral, afastadas da comunidade de origem do jovem”, frisou a coordenadora.
Ainda que não exista uma metodologia nacional de verificação do índice de reincidência dos adolescentes, a Secretaria de Cidadania/CREAS em Petrolina, estima que, no sistema em meio aberto, a reincidência seja de 15% e, nas medidas em meio fechado, a reincidência está entre 20 e 25% (no sistema penal adulto, a reincidência é de 60%).
Contudo, a municipalização é fundamental para ampliar o atendimento das medidas sócio educativas em meio aberto. Pois esta é a forma que permite que este serviço chegue a todos os lugares. No município de Petrolina, por exemplo, o atendimento e o acompanhamento junto às famílias é feito em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ainda no município existe 01 CREAS Municipal e 08 CRAS. Cada um atende a um conjunto de bairros no seu entorno.
As informações são da assessoria da prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário