Publicado em 29/09/2014, às 13h41
![]() |
Dia do Idoso é comemorado nesta quarta-feira (1º). (Foto: Divulgação) |
Os idosos que frequentam os Centros de Convivência em Petrolina terão um dia especial nesta quarta-feira (1º) em comemoração ao Dia Nacional do Idoso. A partir das 8h, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vó Pulú, se transformará em um espaço reservado para a comemoração, com atividades recreativas, gincanas para os idosos e convidados. O Dr. Érico Wanderley fará uma palestra, falando da saúde na terceira idade e cuidados com o corpo. Toda a comunidade está convidada.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo de estimular uma reflexão da sociedade sobre temáticas relacionadas aos idosos. O dia 1º de outubro também marca a criação do Estatuto do Idoso, segundo a lei número 11.433, de 28 de Dezembro de 2006. Dentre as leis contidas no documento, estão o desconto de 50% em atividades culturais, de lazer e esportivas, a inclusão de programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e penalidades para a veiculação de imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas, além da punição para o abandono dos idosos sem assistência.
Petrolina tem cerca de 500 idosos que participam de grupos em diversos bairros da cidade. Os Centros de Convivência de Idosos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Localizados nos bairros do Alto do Cocar e do loteamento Eduardo, o CCI é um equipamento público da Prefeitura Municipal de Petrolina que atende idosos para o desenvolvimento de tarefas da vida diária. Entre as 07h e 17h de segunda à sexta-feira, os idosos participam de atividades físicas, pedagógicas, artísticas, culturais e ainda recebem cursos de artesanato, palestras e jogos educativos. Além disso, os idosos participam dos projetos que visam dar melhor qualidade de vida para a terceira idade e ainda recebem refeições gratuitas.
As informações são da assessoria da prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário