Publicado em 17/09/2014, às 17h38
![]() |
Foto: Divulgação |
A Secretaria da Saúde de Juazeiro iniciou semana passada as oficinas das 5ª, 6ª e 7ª turmas do projeto ‘Caminhos do Cuidado’. O processo de formação dos Agentes Comunitários (ACS) e Técnicos de Enfermagem iniciou em abril e mais de 300 profissionais já foram contemplados.
Nesta quarta-feira (17), das 8h às 17h, mais de 40 pessoas se reuniram na Secretaria de Educação para discutir as possibilidades de ampliar as práticas de cuidado, escuta e acolhimento aos usuários da área de Saúde Mental do município, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde e Governo da Bahia.
A oficina tem como tutoras a psicóloga Carla Lorena Pesqueira, também articuladora do curso, e as enfermeiras Danielle Pereira e Juliana Saturnino. O projeto irá beneficiar ainda mais cinco turmas de profissionais e está previsto para ser encerrado em dezembro, informa a psicóloga.
“Todos os profissionais estão aderindo positivamente ao projeto. Inicialmente, alguns chegam aqui com um olhar e depois ultrapassam barreiras e aprendem a lidar melhor com os usuários de drogas, sejam licitas ou ilícitas. O importante é respeitar todos e acolher cada um com respeito e atenção. Juazeiro visa qualificar e humanizar os atendimentos oferecidos a este público trazendo novas formas de cuidados para os usuários de substâncias psicoativas”, destacou Carla Lorena Pesqueira
Durante o curso, as tutoras realizaram várias atividades, dentre elas: formação de grupos para discussão da Saúde Mental na Atenção Básica. A formação já foi promovida para os profissionais dos bairros do João Paulo II, Antonio Guilhermino, Parque Residencial, Penha, Palmares, Quidé, Itaberaba, Tabuleiro, Maringá, Dom José Rodrigues, Argemiro Jardim Flórida e de algumas Unidades Básicas de Saúde do interior.
As informações são da assessoria da secretaria de Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário