Publicado em 21/10/2014, às 19h31
![]() |
Foto ilustrativa: Reprodução |
Centenas de pássaros nativos do bioma Caatinga que vinham sendo comercializados ilegalmente no pátio da feira da Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina, foram apreendidos e libertados durante uma ação ocorrida no último fim de semana, através de uma parceria entre IBAMA, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Guarda Municipal e Ordem Pública. Os agentes do IBAMA foram até o local após receberem diversas denúncias. Uma pessoa foi presa e encaminhada para a delegacia da Polícia Civil.
De acordo com a Lei Federal 9.605, no artigo 29, “quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”, pode pegar detenção de seis meses a um ano e multa.
Os pássaros apreendidos, após serem examinados, foram soltos em uma área próxima ao Serrote do Urubu, às margens do Rio São Francisco. Uma ave que estava com a asa machucada foi entregue à uma equipe do Centro de Manejo da Fauna de Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Lá, o animal após ser recuperado, deve ser reinserido em seu habitat natural.
“Muito importante essa parceria que estabelecemos com o IBAMA. Defender o Meio Ambiente, protegendo sua fauna e flora, é uma atividade tão árdua quanto prazerosa, e que depende da junção de todos os esforços possíveis. É importante realizarmos operações como estas até mesmo para que todos tenham ciência de que estamos vigilantes e combativos com relação a qualquer crime de natureza ambiental”,destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.
As informações são da assessoria da AMMA.
0 comentários:
Postar um comentário