Publicado em 09/07/2014, às 10h22
por José de Oliveira, da Revista do Vale
Após quase três meses e meio de braços cruzados, os servidores do IF Sertão-PE decidiram retornar ao trabalho. Mesmo sem negociação, a categoria resolveu não prejudicar mais os estudantes, que estão fora das salas de aula desde o último dia 28 de março. As aulas já voltam a acontecer nesta quinta-feira (10).
A decisão de dar uma "pausa" na greve foi do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que resolveu dar um basta nas negociações, visto que em época eleitoral se torna mais difícil uma tomada de decisão por parte do governo.
Reuniões devem acontecer em todos os campus do Instituto do estado de Pernambuco. No campus Petrolina, por exemplo, está marcada para o dia 14. Já no Petrolina Zona Rural, a reunião está prevista para acontecer no dia 24. Os estudantes devem ser informados sobre os horários.
Reivindicações
Os trabalhadores reivindicam o retorno do anuênio (sendo 1% dos anos trabalhados), implantação da data base para o servidor público federal e o fim da última reforma previdenciária de 2012, além da garantia dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e 30 horas semanais universais para os técnicos.
Durante a greve, 30% dos servidores permaneceram em seus locais de trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário