O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Artigo científico de pesquisadores da Univasf é capa da revista Química Nova

Publicado em 20/07/2014, às 12h33

Um artigo dos professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Helinando Pequeno de Oliveira e Marcelo Reis dos Santos foi aprovado na publicação bimestral Química Nova, ilustrando a capa da Edição nº 6, Volume 37, publicada ontem (17). O trabalho é fruto da dissertação de mestrado de Marcelo, orientado por Helinando, no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGCM) da Univasf. 

Intitulado “Simple method for mass production of polypyrrole/carbon nanotubes hybrid artificial muscle”, o estudo, que teve duração de dois anos, desenvolveu um material de baixo custo com atuação mecânica a partir de estímulos elétricos aplicados no polipirrol (plástico). “A ideia é tentar imitar a natureza, produzindo um material que se movimente com a ação de um impulso elétrico”, comenta o professor Helinando. 

A pesquisa deverá ter continuidade e a próxima etapa é fazer com que esse material adquira mais movimento. “No futuro, esse material pode ser utilizado para criar atuadores mecânicos – que podem ser braços mecânicos ou pequenos robôs que manipulem objetos – pequenos músculos e nanocompósitos biológicos”, explica Helinando. Ele destaca que, atualmente, a fabricação de músculos artificiais tem custo elevado e a produção desses músculos com o material desenvolvido pelos pesquisadores da Univasf pode vir a ser uma alternativa de menor custo.

Imagem de capa é uma microscopia 3D, obtida através de um
Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV)

As informações são da assessoria.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário