Publicado em 30/07/2014, às 08h01
![]() |
Pedro Alcântara e Carlos Gilberto Farias. (Foto: Divulgação) |
A eleição do empresário Carlos Gilberto Farias para presidir a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) pode fazer toda a diferença, sobretudo, para o norte da Bahia, no denominado território Sertão do São Francisco, entre Campo Alegre de Lourdes a Uauá.
É uma área predominantemente agrícola, semiárida, caatinga prevalecendo, pouco desenvolvida e salvo os oásis de desenvolvimento (como a região de Juazeiro, origem do novo presidente da FIEB e parte de Casa Nova) e com percentual de participação econômica no estado diluindo-se por sua extensão territorial. É uma realidade que pode ser modificada existindo vontade política.
Agora, à frente da FIEB, o mais independente organismo para o fomento do desenvolvimento existente na Bahia, há um olhar diferenciado, de quem conhece e viveu essa realidade e, a depender das idéias expressadas por Farias no seu discurso de posse, será este o território mais beneficiado no decorrer do mandato iniciado em abril.
Quem faz esta análise, com o entusiasmo que lhe é peculiar quando se trata do Sertão do São Francisco, é o médico Pedro Alcântara, candidato a Deputado Federal pelo PR: “Carlos Gilberto é um homem de ação. Não vai ficar só nas palavras. Nossa região pode dar um salto econômico. Temos as condições naturais, faltava o catalisador, aquele que pensa, dispõe dos recursos e age. Ele é o homem certo, na hora certa, no lugar certo”.
Da sua conversa com o Presidente Farias, Alcântara ressalta os projetos que já estão em andamento para Juazeiro: “A unidade integrada SESI, SENAI, IEL. Nela funcionará uma escola no modelo denominada de EBEP, que significa Educação Básica Articulada com Formação Profissional, onde os alunos de nível médio recebem educação formal e profissionalizante ao mesmo tempo e, ao concluir o curso, ficam aptos a iniciar sua atuação no mercado de trabalho”.
“Carlos Gilberto nos disse que o projeto da unidade já está em desenvolvimento e a escola será instalada no terreno onde hoje funciona o Clube do SESI”.
Em campanha, Alcântara faz questão de ser diferente: “Na busca do voto não abandono minhas convicções. Vou sair da roda viva da campanha para ir recepcionar Carlos Gilberto na segunda quinzena de agosto quando ele vier a Juazeiro encontrar-se com os empresários da região. Acredito que o desenvolvimento regional passa, também por uma vertente industrial, além do fortalecimento da agro pecuária e, antes de tudo, pela valorização do micro empresário, o grande responsável pela força da economia baiana, com quem o novo presidente da FIEB se comprometeu de forma integral”.
Definido pelo Presidente Carlos Gilberto Farias como “um dos interlocutores do Sistema FIEB na região Norte do estado” e “político extremamente ligado à realidade do homem do interior, especialmente de Juazeiro e região”, Pedro Alcântara não hesita: “Carlos Gilberto é um amigo dileto, generoso. Sua opinião aumenta minha responsabilidade já que sei que serei atendido na FIEB”, conclui.
As informações são da assessoria do candidato.
0 comentários:
Postar um comentário