O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Enfermeiros participam de Oficina de Atualização da Coleta Citopatológica em Petrolina

Publicado em 10/07/2014, às 16h54

Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (09), profissionais enfermeiros dos sete municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde (GERES) participaram de uma Oficina de Atualização de coleta Citopatológica, realizada pela 8ª GERES em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina.

O curso foi dividido em dois momentos (teórico e prático) e neste primeiro momento os 50 enfermeiros foram orientados pelo médico Luis Olavo Oliani sobre Patologia do Colo Uterino e pela enfermeira da AME Roza Maria, Christiane Macedo, que explanou sobre a organização e estrutura operacional das linhas de cuidado no câncer de colo de útero.

A gerente da VIII GERES, Cássia Guimarães, pontua a importância da parceria com a Secretaria de Saúde de Petrolina na realização do evento. 

“Considerando que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer em mulheres no Brasil e, em 2012, o Estado registrou 463 mortes, vimos a necessidade de melhorar a qualificação dos profissionais. Agradeço, em particular, a Lucia Giesta por disponibilizar seus profissionais e os espaços excelentes das unidades de Saúde para realizarmos a segunda etapa da oficina”, frisou Cássia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é esperado para 2014 15 mil novos casos de câncer de colo de útero. “Nosso foco é sempre ofertar um serviço qualificado para nossos usuários, por isso apoiamos ações como esta, que visa à melhoria da atuação dos profissionais, além de incentivar as mulheres a realizar o exame. A prevenção ainda é a melhor ferramenta para se evitar qualquer doença”, destacou a secretária de Saúde de Petrolina Lucia Giesta.

Estiveram presentes a secretária Executiva de Atenção à Saúde de Petrolina, Luciana Mendes e a diretora de Atenção Básica Juliana Modesto. Na próxima sexta-feira, 11, os profissionais participarão da parte prática que será realizada nas cinco unidades AME da zona urbana, onde 10 enfermeiros da rede de Atenção Básica de Petrolina estarão orientando os demais na realização do exame citológico (preventivo).

As informações são da assessoria.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário