O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Estações agrometeorológicas para prever desastres começam a ser instaladas em Petrolina na próxima semana

Publicado em 25/07/2014, às 23h11
Da Redação, com G1

Estação agrometeorológica.(Foto ilustrativa / Reprodução)
Começam a ser instaladas, na próxima segunda-feira (28), na zona rural de Petrolina, mais precisamente nos povoados de Terra Nova e Uruás, Muquém e no distrito de Izacolândia, cinco estações agrometeorológicas, que têm a função de monitorar os dados climáticos para prever desastres naturais, em especial, os períodos de seca prolongada.

De acordo com informações do G1, a instalação será feita pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que juntos desenvolvem o projeto sistema de previsão de risco de colapso de safras.

Os equipamentos são tecnológicos e as informações serão coletadas via telefones móveis, em seguida serão repassadas para o centro nacional, que trabalhará com os dados coletados no Sertão afim de prever os períodos de seca e também de preparar medidas para solucionar os problemas climáticos enfrentados pelo homem do campo.

As previsões serão utilizadas principalmente para beneficiar os agricultores familiares da área de Sequeiro. Só em Petrolina mais de quatro mil famílias vivem nesses locais. Entre as ações desenvolvidas pelo IPA para amenizar os efeitos de estiagem estão a contratação de carros-pipa, além de programas como Garantia Safra, distribuição de semente e assistência técnica especializada.

De acordo com o IPa, os alertas devem começar a ser divulgados somente a partir de 2015.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário