O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Estudantes de Agronomia da Uneb de Juazeiro realizaram mostra de alimentos processados

Publicado em 26/07/2014, às 23h32

Professor Emanuel Ernesto Fernandes orientando as alunas durante a mostra. (Foto: Sheila Feitosa)
Reutilizar produtos da agroindústria que possui baixo valor comercial e transformá-lo em uma alternativa de renda para a agricultura familiar, foi o objetivo da 8ª Mostra de Processamento de Produtos Agropecuários, realizada nesta sexta-feira (25), na Praça de Eventos do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado.

Produtos como doce de banana, compota de abacaxi, iogurte de leite de cabra com umbú, geleia de maracujá, pimentas e licor de leite foram expostos para a degustação durante a mostra. O Evento foi realizado por estudantes do Curso de Engenharia Agronômica da Uneb e compõe o quadro de atividades práticas da disciplina de Processamento de Produtos Agropecuários, ministrada pelo professor da Uneb Emanuel Ernesto Fernandes Santos.

Os participantes também distribuíram receitas dos produtos que foram expostos e explicaram as tecnologias utilizadas para o processamento.

Mostra de produtos processados (Foto: Sheila Feitosa)
A estudante do 7° período do curso de Engenharia Agronômica da Uneb Ane Emanuele Flor Oliveira cursa a disciplina Processamento de Produtos Agropecuários e expôs para a degustação dois tipos de iogurte: um de leite de cabra com maracujá e outro de leite de cabra com umbú. “ A produção desse tipo de iogurte é interessante porque estamos valorizando e mostrando o que é possível fazer com insumos da região como umbú e o leite de cabra”, ressaltou a estudante.

Ane também explicou como é feito o processo em sala de aula para obtenção desses produtos. “Cada alimento possui teores de água, carboidratos, proteínas. Depois que conhecemos a composição deles, estudamos a sua microbiologia e nesse processo observamos os microrganismos que vão trabalhar no processo de transformação dos produtos”, completou.

Outro cuidado importante para o processamento é a higienização dos produtos. “A tecnologia de alimentos que estudamos na disciplina busca, basicamente, agregar valor e aumentar o tempo de prateleira desses produtos. Para isso, o primeiro passo é cuidar da higiene das instalações e do processo de manipulação dos alimentos e, se isso não for feito, o produto pode perder a qualidade e estragar”, explicou o professor Emanuel Fernandes.

Todos os alimentos da exposição foram produzidos pelos alunos da disciplina no laboratório de Processamento de Produtos Agropecuários do DTCS.

As informações são da assessoria.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário