Image and video hosting by TinyPic

O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

IF Sertão-PE aprova programa que beneficia estudantes de assentamentos da região

Publicado em 31/7/2014, às 16h30

Uma proposta aprovada pelo IF Sertão-PE no edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) vai beneficiar estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e agricultores de cinco assentamentos de reforma agrária. Coordenado pelo professor do campus Petrolina Zona Rural, Silver Jonas Alves Farfan, o programa “Tecnologias sociais agroecológicas na reforma agrária, potencializando o Pronera no Submédio São Francisco Semiárido brasileiro” deve iniciar as atividades em janeiro de 2015. 

O objetivo do programa é difundir tecnologias sociais agroecológicas em assentamentos de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Submédio São Francisco, por meio da ação de estudantes de Agronomia e técnicos em Agropecuária do Pronera. “Esse projeto capacitará atores sociais que colocarão em prática ações para produzir hortaliças alimentícias, fitoterápicos, condimentares e forrageiras para a alimentação das famílias e seus criatórios que funcionará nas unidades agroecológicas”, afirma Silver. 

Ao todo, o programa vai envolver 156 pessoas, entre servidores do IF Sertão-PE, estudantes dos cursos de pós-graduação, graduação e técnico, lideranças das associações dos assentados e dos movimentos sociais, além de agricultores de cinco assentamentos, que receberão as capacitações e instalação das unidades demonstrativas das tecnologias sociais em agroecologia. “A perspectiva é que o Instituto ofereça uma educação que permita ao estudante do curso técnico em Agropecuária exercer a sua nova profissão e modificar a realidade do seu assentamento e ao de Agronomia executar um projeto produtivo e social”, destaca Silver.

Além das unidades agroecológicas, uma das metas do programa, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2016, é a elaboração de um livro sobre as tecnologias sociais em agroecologia com o relato desta experiência. 

A relação de programas e projetos aprovados no edital do ProExt está disponível em http://portal.mec.gov.br.

As informações são da assessoria.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário