Image and video hosting by TinyPic

O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Morre, aos 73 anos, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

Publicado em 18/07/2014, às 12h19

Foto: Divulgação
O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada desta sexta-feira (18), vítima de um problema no pulmão. O baiano, que nasceu na Ilha de Itaparica, tinha 73 anos e estava em casa no momento em que teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro morava no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro e era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras desde 1993, quando se tornou sucessor de Carlos Castello Branco.

Entre as suas obras mais famosas estão "Viva o povo brasileiro", "A arte de roubar as galinhas", “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos” e “A casa dos budas ditosos”. Em 2008, o escritor ganhou o prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura brasileira.

Além de escritor, o baiano era jornalista, roteirista e professor. João era formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas nunca exerceu a profissão como advogado. Entre outras atividades, foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Ufba, além de ser professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador (Ucsal).

Como jornalista, João foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia, além de ser colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia. Atualmente, ele atuava como colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha, e era colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, como Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e A Tarde.

João Ubaldo Ribeiro deixa quatro filhos. Emília, Manuela, Francisca e Bento, que é ator. Bento ficou conhecido após interpretar o personagem Juca na novela A Favorita, onde era par romântico da atriz Claudia Raia, além de ter feito os dois filmes de Tropa de Elite.

As informações são do Correio da Bahia.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário