O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Secretaria de Saúde de Petrolina atinge as metas do programa Telessaúde e tem seu projeto renovado pelo Ministério da Saúde

Publicado em 24/07/2014, às 15h56
Da Redação

Foto: Divulgação
Com apenas 10 meses de funcionamento o Programa intermunicipal de telessaúde (RIT-VALE) recebeu do Ministério da Saúde a renovação das atividades por atingir todas as metas previstas pelo Departamento de Atenção Básica. Petrolina passa a ser referência em teleassistência para 16 municípios que compõe a rede intermunicipal.

Com a renovação das ações do Programa, a Secretária municipal de Saúde de Petrolina foi contemplada com R$ 137.073,00 reais para ampliar suas atividades, priorizando o cuidado humanizado e a atenção à saúde dos usuários, a secretaria Municipal de Saúde (SMS) investe em tecnologia de comunicação para dinamizar a atenção à saúde básica dos petrolinenses.

Durante os meses de desenvolvimento das ações foram envolvidas 78 equipes de saúde envolvidas, 69 unidades de saúde, 17 municípios, respondidas 273 solicitações de dúvidas, 153 profissionais cadastrados como solicitantes, 96% dos solicitantes manifestaram-se satisfeitos com os esclarecimentos das dúvidas.

Com a renovação dos investimentos serão ampliadas o número de equipes de saúde que participarão do programa, com o objetivo de auxilia os profissionais das Unidades de Saúde da Família no apoio ao cuidado da população e nas ações da educação permanente, tendo como pressuposto ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva dos profissionais de saúde que solicitam os serviços através de uma rede de profissionais especializados.

Foto: Divulgação
“O Telessaúde RIT Vale pode ser considerado um projeto ousado e vanguardista, pois envolve 17 municípios de 4 Regiões de Saúde do Estado de Pernambuco o que impõe enorme esforço logístico e financeiro para superar distâncias que chegam a 280 km de Petrolina, a exemplo do município de Floresta-PE. Nesse contexto, o trabalho de campo tem se mostrado um mecanismo eficaz para efetivar a adesão e participação das equipes de Saúde através da capacitação para o uso da plataforma realizada nos próprios municípios. Essas visitas técnicas representam enorme desafio à equipe do núcleo do Telessaúde pois, envolve diversos momentos de articulação e planejamento, mas trazem bons resultados na efetivação do Telessaúde traduzido pelo aumento gradativo das teleconsultorias, o que tem possibilitado a qualificação da atenção à saúde, objetivo principal do programa", afirmou Clodovaldo Carvalho, apoiador de campo do Telessaúde RIT VALE.

As informações são da assessoria da prefeitura.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário