Publicado em 31/07/2014,às 17h46
![]() |
Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos na onda das selfies. (Fotos: Uol / Folhapress e Guga Matos) |
A moda de tirar uma selfie com alguma celebridade ou político famoso e exibir a foto nas redes não é algo novo. A expressão até chegou a ser eleita como a palavra do ano de 2013 do idioma inglês pelo dicionário Oxford. Mas foi ano seguinte que a foto milionária feita pela apresentadora Ellen DeGeneres, reunindo as estrelas do cinema internacional no Oscar, tornou a ação cômica e popularizou algo que não era feito por todo mundo na web.
“As redes sociais estão na política há algum tempo, mas depois do Oscar em abril, a selfie virou a grande moda. E os políticos entenderam que não podem ficar de fora”, avalia Alessandra Sleiman, especialista em redes sociais. Para ela, tirar autorretratos com os eleitores promete ser uma “nova e poderosa arma política”.
A campanha deste ano mal começou e candidatos, como a presidente Dilma Rousseff (PT), que busca reeleição, e Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência, já compartilharam suas selfies pelo Brasil no Facebook e Instagram.
Especialistas explicam que as redes sociais têm o poder de humanizar os candidatos e aumentar a sensação de interação com eles. Ediney Giordani, CCO e gestor de redes sociais, acredita que a selfie valerá até como forma de protesto, quando feita por um eleitor que não apoia o candidato, por exemplo. “E eles [políticos] não poderão fugir muito até porque não querem ser antipáticos.”
Para Giordani, o internauta pode se preparar para uma invasão de autorretratos nas redes. “Se antes as fotos de político com bebê no colo já estavam garantidas, neste ano a moda será tirar selfie com o bebê no colo”, brinca.
As informações são do Portal iG
0 comentários:
Postar um comentário