Image and video hosting by TinyPic

O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Em Juazeiro, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável define plano de ações para 2014

Publicado em 14/08/2014,às 09h22

Foto: Divulgação
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizou na manhã de quarta-feira (13), na ‘Casa dos Conselhos’ em Juazeiro, a sua XXIV reunião ordinária. Com a presença de 16 membros, o encontro teve como pauta principal a apresentação do plano anual de ação do CMDRS.

Na ocasião, a secretária Terezinha Cavalache e demais membros do conselho, relataram o plano de ação composto pelos seguintes itens: a construção do plano de trabalho sustentável; a capacitação dos membros do CMDRS; a realização da Conferência Territorial com a participação dos 10 municípios que integram o Território Sertão do São Francisco; a implantação de hortas comunitárias no município; a implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM); a interação com os 23 conselhos municipais; a implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS); e o apoio as atividades sócio-produtivas das associações e cooperativas do município.

“Em relação à ‘Conferência Territorial’, pretendemos realizá-la no dia 19 de novembro no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), e o nosso objetivo é fortalecer os outros conselhos existentes nos demais municípios, bem como ajudar a implantar novos conselhos nas cidades em que ainda não possuem”, explicou Maria José, membro do CMDRS. 

Já a respeito da implantação das hortas comunitárias, o grupo definiu que será formado um corpo técnico para estudar a implantação em comunidades carentes, e em paralelo ficou sugerido que membros do conselho irão realizar visitas em localidades do município para oportunizar capacitações para os moradores locais. “Queremos implantar hortas nas localidades que mais precisam e elaborar um projeto para beneficiar tanto a sede quanto o interior do município”, explicou Terezinha.

Outro assunto que foi discutido durante a reunião, foi a implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) que incluiu a liberação do selo e o cadastramento das entidades municipais. Com a leitura do parecer jurídico do SIM, os membros do conselho decidiram realizar no dia 20 de agosto no auditório da UNEB, reunião para dar celeridade ao processo de operacionalização do selo. O encontro contará com a presença das secretarias de Agricultura e Saúde, Procuradoria do Município, ADAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), IRPAA e Sebrae. “O nosso objetivo é colocar o mais rápido possível, o selo em funcionamento”, observou Jailson Sena, membro do conselho.

Já em relação a apoiar as atividades sócio-produtivas das associações e cooperativas, o grupo decidiu iniciar os trabalhos realizando visitas em comunidades da zona rural. No dia 27 de agosto, ficou acordado que uma comissão, formada pelos conselheiros presentes, irá à comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, para dar início aos trabalhos.

As informações são da assessoria.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário