O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Grande parte dos alimentos da merenda escolar em Petrolina é da Agricultura Familiar

Publicado em 06/08/2014, às 12h50

Foto: Divulgação
Na busca por alimentos mais saudáveis, o município de Petrolina, através da secretaria de Educação aposta na aquisição de produtos da agricultura familiar, que representa mais de trinta por centos dos alimentos da rede municipal de Ensino – ao mês são adquiridos cerca de 142 toneladas de frutas, verduras e hortaliças. Além disso, a rede municipal de Ensino conta com três nutricionistas e duas tecnólogas em Alimentação que fazem todo o planejamento do cardápio com a preocupação básica do qualitativo e quantitativo dos alimentos, diferenciados por modalidade e idade, em todas as escolas municipais.

O cardápio estipulado busca atender 15% das necessidades calóricas, oferecendo os macro e micro nutrientes, ou seja, carboidratos, lipídeos e minerais. O trabalho desenvolvido pelas nutricionistas e universitários nas escolas municipais vai desde a elaboração do cardápio, acompanhamentos nas escolas , como também o trabalho de conscientização alimentar junto à comunidade escolar, através de palestras e oficinas. Tudo é fiscalizado pelo Conselho de Alimentação Escolar, CAE, formado por representantes da secretaria de Educação, pais de alunos, nutricionistas, representantes da sociedade civil, sindicato e educadores com objetivo de acompanhar e fiscalizar os recursos destinados à merenda escolar.

Segundo o Superintendente de Alimentação Escolar, Ricardo Santos , são atendidas crianças de 141 unidades escolares, entre escolas, anexos e CMEIS. São compradas e distribuídas toneladas de frutas, entre melancia, melão, mamão, manga, banana, goiaba e maçã. Os frutos são complementos alimentares. “Com a agricultura familiar, aumenta a qualidade da merenda escolar,” ressalta. Nos estabelecimentos de ensino onde o funcionamento é integral são servidas cinco refeições para os estudantes e três nas escolas de meio período. No cardápio, além das frutas, cereais, carne, verduras e massas.

As informações são da assessoria da prefeitura.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário