O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Nordeste só tem 2 candidatos a governador negros e são de Pernambuco

Publicado em 05/08/2014, às 15h04

Candidatos a governador, Zé Gomes Neto (PSOL) e Jair Pedro (PSTU) se declararam negros.
(Fotos: divulgação)
No próximo dia 5 de outubro, 55 pessoas vão disputar o cargo de governador nos nove estados do Nordeste. Dessa lista, os únicos negros estão em Pernambuco: Zé Gomes (PSOL) e Jair Pedro (PSTU), diz o levantamento de estatísticas realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O balanço inclui também Zé Miguel (PSOL), que teve a candidatura considerava como inapta pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Considerando todos os cargos em disputa, 5.593 nordestinos estarão buscando um mandato nas próximas eleições. Destes, apenas 573 se declararam negros ao registrarem suas candidaturas. O número equivale a 10,24% do total.

Em contrapartida, 2.586 candidatos se disseram pardos (46,24%) e 2.386 se consideram brancos (42,66%). O Nordeste também possui 29 candidatos de cor amarela (0,52%) e 19 índios (0,34%).

O número de candidatos negros no nordeste brasileiro, porém, está acima da meta nacional, que é de 9,23%, e só perde para o Sudeste, que tem 10,54%. A região com a menor participação de negros entre os candidatos é o Sul (5,68%).

A região também possui o estado com o maior percentual de candidato negros do País, a Bahia, que possui 18,83%. O estado nordestino com menos candidatos negros é Alagoas (5,32%). No País, Roraima tem a menor participação, com 4,55%.

Além dos poucos candidatos ao governo, a população negra também tem apenas sete dentre os 56 candidatos ao Senado no Nordeste: Adson Gomes (PEN-BA), Ana Célia (PSTU-RN), Geraldo Carvalho (PSTU-PI), Hamilton Assis (PSOL-BA), Professor Marques (PCB-SE), Marcos Silva (PSTU-MA) e Raquel Dias (PSTU-CE).

As informações são do Blog do Jamildo.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário