O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Professor e ex-aluno da Facape têm artigo sobre receitas públicas aprovado em revista e encontro internacional

Publicado em 07/08/2014, às 15h52

O encontro vai acontece em setembro, na Escócia. (Foto: Divulgação)
Dois professores do Vale do São Francisco já estão arrumando as malas rumo a um encontro internacional na Escócia, marcado para o início de setembro. Ricardo Amorim, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), e Raimundo Lima, ex-aluno do curso de Ciências Contábeis da Facape e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tiveram um artigo aprovado para participar do evento. 

Além da 8ª Conferência Internacional do Setor Público da Eiasm, o artigo de autoria dos dois docentes será publicado na revista ‘Australian Journal Of Applied Science’, uma das referências de grande impacto internacional que reúne publicações de alto nível escritas por pesquisadores de todas as partes do mundo. 

O artigo produzido por Ricardo e Raimundo, que já possuem doutorado, verificou a eficácia do modelo ‘Koyck’ na previsão das receitas públicas dos 10 municípios mais populosos da Bahia, comparando-o ao modelo adotado pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF). 

Para a produção do artigo, foram coletados dados no período de 2000 a 2011, analisando as receitas orçamentárias das cidades através de informações do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). Como resultado, ficou comprovada a eficiência do modelo Koyck nas previsões das receitas orçamentárias. De acordo com os pesquisadores, o modelo da SOF – que é atualmente utilizado pelos municípios – estaria mais suscetível a erros.

“O grande problema do modelo adotado pela SOF é a falta de sazonalidade. Isso significa que ele não prevê possibilidade de ajustes. Já o modelo Koyck percebe essa regressão”, explicou Raimundo. 

Para os professores, as duas aprovações do artigo – para o evento e a revista – são de grande importância por divulgar o potencial da região. “Estamos levando o nome do Vale do São Francisco e da Facape para o mundo, além de sugerir o desenvolvimento de novas pesquisas para melhoria das tomadas de decisões dos gestores e para uma apropriada previsão das receitas públicas”, comentou Raimundo.

As informações são da assessoria da Facape.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário