Image and video hosting by TinyPic

O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Prefeitura de Petrolina lança rede social Colab.re; aplicativo ajudará na fiscalização de serviços da gestão municipal

Publicado em 03/09/2014, às 17h41

Lançamento do aplicativo aconteceu nesta quarta-feira (03). (Foto: Gilson Santos / Divulgação)
Petrolina, segunda maior cidade do interior de Pernambuco, oficializa o Colab.re como canal de relacionamento com os cerca de 326 mil habitantes do município. Com a parceria, Petrolina se torna a primeira cidade do sertão pernambucano a interagir oficialmente com a população por meio de aplicativo no ambiente digital. Celebrado através de cooperação sem custos, o projeto integra um plano do poder público para tornar o município ainda mais digitalizado e ágil frente às demandas do cidadão.

A prestação de serviço permitirá a população fiscalizar iluminação pública, saneamento básico, calçadas e trânsito, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade na web (www.colab.re) ou em aplicativo móvel nas versões iOS ou Android. Em contrapartida, uma equipe da Prefeitura de Petrolina estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas da população e respondê-las de forma personalizada.

No Monitor Colab.re, a Prefeitura acessará uma lista de fiscalizações e sugestões dos usuários, com o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. As postagens são acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores. As demandas são encaminhadas ao órgão municipal responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.

De acordo com o prefeito Julio Lossio, o lançamento desta quarta-feira (03) vai mudar o cenário administrativo da cidade e a participação ativa da comunidade, junto a gestão, vai fortalecer ainda mais o governo. “Queria ser o primeiro do país a aderir ao aplicativo, não conseguimos, mas somos o primeiro do sertão. A intenção de usar o sistema Colab.re é interagir com a comunidade e torná-la parceira do governo. Quero propor um workshop com os alunos da rede publica municipal para treinarmos a usar o aplicativo. A ferramenta vai funcionar, mas quero agilizar o processo”, declarou, acrescentando que com o sistema a prefeitura poderá receber as informações e agilizar o atendimento de acordo com a demanda. “Importante frisar que toda denúncia, ou sugestão, não poderá ser anônima, essa ferramenta é de participação da comunidade”, declarou.

Já para Paulo Pandolfi, cofundador do Colab.re, a parceria se destaca, pois Petrolina é a primeira cidade do interior de Pernambuco e do sertão nordestino a acessar o aplicativo para verificar os apelos da população na rede social. “O cidadão cada vez mais utiliza o ambiente digital no engajamento em prol da melhoria da qualidade de vida nas cidades. A parceria com Petrolina segue esta tendência e atende à demanda popular em participar da gestão pública do município, contribuindo com fiscalizações e propostas de melhorias da cidade”, afirma. Pandolfi também garante que o Colab.re funcionará de forma totalmente aberta e transparente, sem restrições de informações.

Sobre o Colab.re

O Colab.re é uma rede social que faz a ponte entre cidadãos e gestores públicos dos municípios brasileiros, por meio do encaminhamento de fiscalizações de problemas cotidianos da população, propostas de soluções e avaliações de serviços realizados.

O Colab.re é baseado em três pilares:

Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor, entre outros.

Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede e os municípios.

Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.

A plataforma foi criada pelo administrador Bruno Aracaty, pelos especialistas em marketing Gustavo Maia e Paulo Pandolfi e pelos cientistas Josemando Sobral e Vitor Guedes. Lançada em Março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje, possui mais de 50 mil usuários que compartilham um interesse pela melhoria da qualidade de vida nas cidades. O Colab.re está presente em todos os municípios do Brasil. Por meio de cooperação sem custos, o aplicativo oferece painel de gestão e atendimento a 25 prefeituras brasileiras, como Curitiba (PR), Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso e Teresina (PI), que adotaram o Colab.re como canal de relacionamento oficial com o cidadão. A rede social está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos iOS ou Android.

As informações são da assessoria da prefeitura.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário