Publicado em 24/10/2014, às 14h12
![]() |
Evento aconteceu no auditório da Facape. (Foto: Divulgação) |
A Caravana da Cidadania para o Envelhecimento Digno passou por Petrolina e certamente levará boas lembranças. O evento, que foi promovido pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (Sedipi), com o apoio da Secretaria de Cidadania de Petrolina, foi um sucesso.
Um grande público foi atraído para o auditório da Facape entre os dias 22 e 23 de outubro para ouvir a proposta da Caravana, que dentre outros assuntos abordou o tema da violência contra o idoso. Das notificações de violências, atendidos em serviços de Saúde de referência, 54% de agressões são feitas a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa e que foram de vítimas dos próprios filhos.
Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do dano financeiro ou patrimonial (21%).
O grande momento do evento foi a participação de grupos culturais formados por idosos dos Centros de Convivência, com muito forró, repentes, declamações de poesias e danças culturais.
“Ficamos muito felizes quando traçamos as viagens da Caravana e incluímos Petrolina como roteiro obrigatório para a Caravana. Petrolina é fundamental para construção de uma política igualitária para a terceira idade. A prova está aí, com essa receptividade dada pela secretaria de Cidadania, que pra nós demonstra sinal de compromisso e responsabilidade com nossos anciãos” concluiu o Paulo Moraes, secretário de Direitos Humanos.
Pernambuco possui uma população acima de 60 anos, na ordem de 10,%, ou seja, acima do percentual do país; esse percentual equivale a 900 mil pessoas idosas no estado.
A Secretária de Cidadania, Célia Regina, que representou o prefeito Julio Lossio, destacou o trabalho feito pela secretaria com as políticas voltadas para o idoso na cidade. Os números mostrados pela secretária ilustraram que Petrolina caminha a passos largos pela garantia dos direitos básicos que aos idosos é devido.
“O nosso trabalho é pautado nos direitos dos idosos, esse é o norte para alcançarmos os nossos objetivos enquanto secretaria de cidadania. A Caravana sempre será bem vinda para essa construção de trabalho”, frisou a secretária.
As informações são da assessoria da prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário