O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Pesquisas Ibope e Datafolha mostram Dilma à frente de Aécio, fora da margem de erro, pela primeira vez no 2º turno

Publicado em 23/10/2014, às 22h38

Foto: Agência Reuters
As pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (23) mostram a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, à frente de Aécio Neves (PSDB), pela primeira vez fora da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nas pesquisas mais recentes destes institutos, os dois estavam tecnicamente empatados.

Com pesquisa feita de segunda-feira a quarta-feira, o Ibope aponta Dilma com 49% das intenções de voto, contra 41% de Aécio – diferença de oito pontos percentuais. Após ouvir eleitores na quarta-feira e nesta quinta-feira, o Datafolha mostra uma distância menor: 48% contra 42%, ou seis pontos percentuais.

Na pesquisa do Ibope, os entrevistados que declararam voto nulo ou em branco somaram 7%; para o Datafolha, 5%. Os que não quiseram responder ou não souberam dizer em quem votariam foram 3% para o Ibope e 5% segundo o Datafolha.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, o Ibope aponta que Dilma venceria o segundo turno com 54%, contra 46% de Aécio. Na mesma conta, que é a utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar os resultados da eleição, o Datafolha mostra vitória de Dilma por 53% a 47%.

Segundo o levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 15 de outubro, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%. A última pesquisa do Datafolha, divulgada no dia 22, já indicava liderança de Dilma, com 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos.

Publicidade

A rejeição a Aécio entre os eleitores é maior do que a rejeição a Dilma, em ambos os levantamentos. Pelo Ibope, 42% dos entrevistados não votariam no tucano, e 36% evitariam Dilma. Para o Datafolha, o percentual de rejeição de Aécio é de 41% e o de Dilma, de 37%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, e o Datafolha, 9.910 eleitores em 399 municípios. Em ambos os casos, o nível de confiança – a probabilidade de que o resultado, considerando a margem de erro, reflita a realidade – é de 95%.

A pesquisa do Ibope foi registrada no TSE sob o protocolo BR-01168/2014; a do Datafolha, sob o protocolo BR-01162/2014.

As informações são do jornal O GLOBO.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário