O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Secretários de Juazeiro e da Rede Interestadual de Saúde (PE/BA) participam de reunião para discutir fortalecimento dos atendimentos

Publicado em 18/10/2014, às 15h22

Foto: Divulgação
Esta semana aconteceu mais uma reunião da Comissão Regional Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco (CRIE), com três anos de funcionamento. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde de Juazeiro com as presenças dos secretários da Saúde Cássio Garcia (Juazeiro), Washington Couto (Bahia), Lúcia Giesta (Petrolina), Ana Maria Albuquerque (Pernambuco), da secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sóter, representante da Univasf, Haroldo Farias Pereira, e demais secretários de saúde da Rede PEBA, formada por 53 cidades.

Dentro da pauta do encontro, foram discutidos os seguintes temas: debate sobre os avanços, fortalecimento e melhoria dos serviços; as dificuldades da Rede Interestadual de Saúde, e sobre o QualiSus-Rede. Também entrou em pauta o perfil das unidades de urgência e emergência, hospitais de referência da CRIL na Bahia e em Pernambuco, as áreas assistenciais de oncologia, Saúde Mental de Juazeiro, materno infantil e ortopedia, dentre outros assuntos. Atualmente o Hospital Materno Infantil realiza uma média de 363 partos por mês e no Hospital Dom Malan 630 partos mensais, sendo 52% de alto risco.

De acordo com a Coordenadora Regional da CRIL na Bahia, Nancy Oliveira Brandt, a população de referência nos últimos quatro anos aumentou em 7,1%. Em Pernambuco, a população subiu 911 mil para 966 mil pessoas. Já na Bahia de aumentou de 1 milhão para aproximadamente 1,1 milhões, o que totaliza um acréscimo populacional de 1,9 milhões para mais de 2 milhões.

Para a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sóter, é necessário realizar o monitoramento da rede constantemente. “É notório que os serviços foram ampliados e é normal que surjam algumas dificuldades, mas devemos avaliar e tomar as medidas necessárias para o devido funcionamento da CRIL. Todos os serviços são importantes, porém o governo federal pretende priorizar a linha materno-infantil (Rede Cegonha), nesta região”, explicou.

Durante a reunião foi avaliada ainda o projeto QualiSus-Rede, que é um trabalho de cooperação entre o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, visando apoiar a Rede PE-BA com o fortalecimento dos atendimentos, contribuindo com a atualização física e tecnológica, qualificação permanente de pessoal, fortalecimento da gestão, garantia de acesso a insumos e medicamentos.

“A proposta é organizar uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde integrada, resolutiva e de qualidade, melhorando o acesso dos pacientes. Nossa meta é priorizar o atendimento humanizado ao usuário, garantindo o direito à saúde”, afirmou o secretário Cássio Garcia.

As informações são da assessoria da prefeitura de Juazeiro.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário