Publicado em 30/11/2014, às 00h41
![]() |
Foto: Reprodução |
Enquanto a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital já foi entregue no Ceará, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, em Pernambuco, a previsão é de que o documento comece a ser distribuído em janeiro de 2015.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a nova CTPS digitalizada permite saber se o indivíduo possui outros documentos ativos, o número do Programa de Interação Social (PIS) anterior ou se o cidadão está recebendo benefícios federais. Além disso, apresenta um novo sistema de emissão, com a validação nacional de dados feita de forma online. "Será possível cruzar os dados da pessoa com outros sistemas, como o da Caixa Econômica Federal (CEF), o da Receita Federal e o do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)", explica a chefe substituta do Setor de Identificação e Registro Profissional da SRTE/PE, Gilka Melo, salientando que a foto, a impressão digital e a assinatura do cidadão serão impressas diretamente no documento.
"A nova carteira vai permitir que, anos depois, em outros Estados, por exemplo, uma pessoa informe o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e saiba quando ela foi emitida, algo que não pode ser feito hoje", destaca a chefe substituta, lembrando que o tempo necessário para adquirir a carteira de trabalho digital será de 15 dias, e não mais na hora, como acontece atualmente.
As informações são do Jornal do Commercio.
0 comentários:
Postar um comentário