O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Cerca de duas mil mudas produzidas no Viveiro Municipal são doadas em Petrolina

Publicado em 26/11/2014, às 17h15

Viveiro Municipal de Petrolina. (Foto: Divulgação)
Até a primeira quinzena de novembro, cerca de duas mil mudas foram distribuídas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Essas mudas foram doadas para instituições como escolas, unidades de saúde, prédios públicos, além da comunidade. Espécies como umburana de cheiro, mulungu, ingazeira, caraibeiras, ipês, dentre outras, devem ganhar forma nos próximos anos e contribuir, desta forma, com o processo de arborização da cidade sertaneja.

Com capacidade para produzir até dez mil mudas, o viveiro municipal- que está situado na escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite – contabiliza hoje a existência de aproximadamente 5.800 mudas de espécies típicas da Caatinga e também das que são adaptáveis ao nosso ecossistema. No Viveiro há produção de Aroeira, Pereiro, Tamburil, Flamboyant, dentre outras. No início do ano, o espaço passou por uma reforma que permite com que hoje se produzam as mudas com maior celeridade e qualidade.

“As mudas são solicitadas através de ofícios e até mesmo de pessoas que se dirigem à sede da AMMA e demonstram interesse em adotar uma espécie. Nós buscamos dar toda orientação para que a pessoa ou instituição que receba a doação saiba como cuidar daquela espécie, o tempo de maturação, de crescimento, enfim, as informações técnicas para que a planta possa crescer e cumprir com seu papel dentro do ecossistema”, explica o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

O gestor do órgão ambiental salienta ainda a importância do Viveiro como espaço de Educação Ambiental “Escolas nos enviam ofícios solicitando uma visita ao local. A equipe de Educação Ambiental da AMMA acompanha e explica sobre as espécies, além de abordar sobre a importância da preservação e conservação da Caatinga”, complementa Castro.

Vale salientar que a equipe da Educação Ambiental, em atividades de campo, também faz coleta se sementes de espécies da Caatinga, nas Unidades de Conservação da Caatinga(UCCA´s), com a finalidade de produção no Viveiro. A população de Petrolina também pode ajudar no processo de produção de mudas, de uma maneira muito simples: basta juntar caixas (por exemplo de leite) vazias que serão utilizadas como recipientes que abrigarão as plantas. Empresas ou cidadãos que queiram doar as caixas vazias podem deixar diretamente na sede da AMMA, no centro de Petrolina, ou ligar para os telefones 87 3866 2779/3861 4382, para agendar a coleta.

As informações são da assessoria da AMMA.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário