Image and video hosting by TinyPic

O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Em Juazeiro, abertura do Fórum de Diagnóstico para o plano municipal de Promoção da Igualdade Racial acontece com sucesso

Publicado em 13/11/2014, às 15h57

Evento aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto. (Foto: Divulgação)
Homens e mulheres trajando vestimentas da moda africana desfilavam pelo saguão do Centro de Cultura João Gilberto na noite da última quarta-feira (12), em Juazeiro. Com turbantes na cabeça, modelos desfilavam com orgulho mostrando a riqueza da moda afro. Este foi o cenário que o público encontrou antes da abertura do I Fórum de Diagnóstico para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social e em parceria com as secretarias de Cultura e Juventude e de Educação e Esportes (SECJU e SEDUC), e com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), o evento contou com a participação de diversas entidades da sociedade civil, do Prefeito Isaac Carvalho, do vice-prefeito Francisco Oliveira, do deputado eleito Crisóstomo Lima (Zó), de vereadores, assessores e secretários municipais.

O Fórum de Diagnóstico para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial faz parte do projeto Novembro Negro, que existe desde o ano passado e surgiu da ideia de fomentar um espaço legítimo de discussões, de onde pudessem sair encaminhamentos legítimos.

Foto: Divulgação
O Fórum teve início com a apresentação do Samba de Lata de Tijuaçu. Descendentes de quilombolas, mulheres e crianças que compõem o grupo cantaram e dançaram ao ritmo contagiante da batidas das latas. Uma cena que arrancou aplausos da plateia. Em seguida foi formada a mesa para inicio das discussões e palestras, que teve inicio com o tema “Política de Promoção de Igualdade Racial”, proferida pelo coordenador da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Caruso Costa.

Uma das personalidades mais respeitadas no evento era a representante do Terreiro Ilê Axé Iran Unidancom.

O prefeito Isaac fechou a solenidade agradecendo a presença de todos e ressaltando o compromisso da gestão com as políticas voltadas para a inclusão das minorias. “Nós criamos essa gerência justamente para dar uma atenção diferenciada às pessoas que de fato precisam de um olhar mais especial. É preciso realizar fóruns participativos como este para que possamos debater, expor ideias, sugestões e mostrar para a sociedade que precisamos cuidar melhor de nossa população negra, de seus costumes, de sua cultura. Esse é o propósito, de provocar a sociedade para que todos possamos trabalhar em conjunto”, concluiu Isaac.

As informações são da assessoria da prefeitura.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário