Publicado em 14/11/2014, às 12h35
As enfermeiras da Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) percorreram as rádios da cidade na quinta-feira (13), para falarem da campanha Novembro Azul, implantada pelo Ministério da Saúde desde 2010 com o intuito de prevenir o câncer de próstata e outras doenças nos homens. Durante as entrevistas, as profissionais informaram que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sede e interior, oferecem gratuitamente durante todo o ano para a população masculina (de todas as faixas etárias) orientações para prevenção de doenças, avaliação médica e encaminhamento para especialistas no Centro de Especialidades Médicas (Policlínica), atualmente com seis urologistas e dois proctologistas.
“Também dispomos de exames de laboratório (PSA) feito antes dos 45 anos de idade e prescrito pelo médico através da classificação de risco durante as consultas médicas realizadas nos postos de saúde. Se necessário o médico encaminha para a rede especializada para tratamento ou cirurgias, isso se a doença já estiver com prognóstico grave. É importante que os homens façam sempre o diagnóstico precoce, pois com a doença em estágio avançado, a saúde do homem pode ter mais complicações”, informou a enfermeira Aretha Cavalache.
Além do trabalho de educação permanente, de promoção e prevenção à saúde, feitos nas UBS, a Policlínica realiza mensalmente 552 atendimentos na área de urologia, segundo a coordenadora da unidade, Luana da Silva Santos. “Ainda temos uma procura tímida dos homens nos postos de saúde e é necessário procurar os serviços sempre, constantemente e não quando a doença estiver em estado secundário ou terciário. A prevenção, higiene e o uso de preservativos ainda são a melhor maneira de termos mais saúde e qualidade de vida”, orientou Cavalache.
Os postos de saúde realizam periodicamente palestras, salas de espera, além de atividades educativas onde são trabalhados diversos temas: violência; tabagismo; alcoolismo; tumores; direitos sexuais; adolescência e velhice, além de eventos para detecção precoce de doenças como hipertensão, diabetes, orientações de Saúde Bucal e sobre DST, distribuição de preservativos, dentre outros.
De acordo com a Secretaria Estadual da Bahia (SESAB), em Juazeiro entre 20 e 29 anos, os homens morrem quase sete vezes mais que as mulheres por causas externas. Em segundo lugar, por problemas cardiovasculares, hipertensão ou diabetes, seguido por problemas no aparelho respiratório em terceiro e o câncer está em sexto lugar.
As informações são da assessoria da prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário