Publicado em 12/11/2014, às 23h04
![]() |
Foto: Divulgação |
Ao todo, 270 profissionais da Rede de Atenção Básica e das unidades hospitalares de Petrolina participaram do treinamento sobre Chikungunya promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram seis encontros para explanar sobre todo o ciclo da doença desde a suspeita até o tratamento
“Finalizamos com sucesso a capacitação sobre a febre do Chikungunya e o nosso objetivo foi de atualizar e capacitar nossas equipes para que haja mais resolutividade dos casos suspeitos e o tratamento adequado de casos confirmados que, porventura, surjam no município”, disse a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta.
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, já que o vetor é o Aedes Aegypti, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das intensas dores articulares que a doença causa.
O gerente de Endemias, Jailson Araújo, explica que a prevenção “consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença”, disse.
As informações são da assessoria.
0 comentários:
Postar um comentário