Publicado em 11/11/2014, às 18h43
![]() |
Estádio Adauto Moraes, na área central de Juazeiro. (Foto: Divulgação) |
Nascido em 12 de setembro de 1901, em Juazeiro, Francisco Adauto Moraes veio a falecer em 14 de julho de 1956. Pai de treze filhos, ingressou no Serviço Público Federal (Correio e Telégrafos) no ano de 1921, sendo por muitos anos carteiro nesta cidade. Um dos maiores desportistas juazeirense de todos os tempos, ligado muito estreitamente ao futebol, fundou em 1930, o “Juazeiro Esporte Clube”, que dirigiu com muita dificuldade até 1956, quando faleceu.
Fazia qualquer negócio, patrocinava rifas, bingos, sorteios, etc., para levar avante seu time e respectivos atletas. Depois de morto, Juazeiro reconheceu sua dedicação ao esporte, deu seu nome ao antigo Estádio Juazeirense, o atual “Adauto Mores”, grande praça de esportes desta cidade.
De seus filhos homens, os que mais se dedicaram ao futebol foram Márcio e Zé Foguinho, grandes craques de suas épocas. Adauto, ainda hoje, é nome altamente respeitado no meio esportivo local.
PS: Esta história é retratada no livro 'Juazeiro no caminhos da história' de Jorge de Souza Duarte.
Você pode conferir a história de Adauto Moraes e outras personalidades no acervo da Biblioteca Municipal que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h, na Praça Imaculada Conceição, no Centro.
As informações são do Setor de Juventude da Prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário