Publicado em 11/11/2014, às 15h41
![]() |
Foto: Divulgação |
Medidor de água, esse é o significado da palavra hidrômetro ao pé da letra. O aparelho tão comum instalado em frente aos imóveis merece uma atenção especial, pois é ele que registra o consumo de água de uma residência. Assim, toda vez que o usuário abre a torneira, o chuveiro ou aciona a descarga, o hidrômetro entra em ação para indicar a quantidade de água que o cliente consome. Para garantir a segurança no abastecimento de água em Juazeiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) adota várias medidas para assegurar a eficiência dos hidrômetros instalados na cidade.
Na autarquia, o setor comercial é responsável pelas verificações dos hidrômetros. “Nós fazemos um acompanhamento bem preciso dos medidores instalados no município para garantir que a medição seja realmente correta para os usuários. Todos os aparelhos têm uma vida útil, por isso, de tempos em tempos nós fazemos a substituição preventiva dos medidores para manter em condições perfeitas e assegurar a exatidão da leitura do volume de água consumida nas residências”, esclareceu a diretora comercial do órgão, Tarcila Gomes.
A instalação e manutenção do hidrômetro são executadas pelo o SAAE. Esse equipamento pertence à autarquia municipal, mas que fica sob a guarda e responsabilidade do usuário. De acordo com Tarcila Gomes, em 20% dos casos, as trocas são motivadas por violações.
Atenção ao Hidrômetro
À medida que o tempo passa as engrenagens do hidrômetro antigo sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade (capacidade de registrar vazões muito baixas) seja diminuída. Por isso, logo após a troca é possível que ocorra uma elevação no consumo, porque os hidrômetros novos são mais eficientes.
“O ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel pode ser sinal de vazamento interno, estar sendo completado o nível do reservatório (caixa d'água) ou um defeito no registro, que mesmo fechado, não veda mais a passagem da água. É importante que o consumidor comunique ao setor comercial do SAAE para que a equipe técnica possa constatar algum problema no equipamento”, informou a diretora comercial.
As informações são da assessoria do SAAE.
0 comentários:
Postar um comentário