O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Secretaria de Saúde realiza busca ativa para casos de Tuberculose na penitenciária masculina de Petrolina

Publicado em 18/11/2014, às 14h14

Foto: Divulgação
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, comemorado na segunda-feira (17), a equipe da Vigilância em Saúde de Petrolina realizou ação de busca ativa de sintomáticos respiratórios para identificação de casos novos de tuberculose na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, local de grande aglomeração.

A diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino, ressalta a importância de ações como esta em locais de maior aglomeração de pessoas. “A busca por casos da doença em locais com grande aglomeração de pessoas suscetíveis à doença, a exemplo, das penitenciárias é de extrema importância para que haja um controle da doença” afirma Catarina.

Ao todo, 40 homens realizaram o exame do escarro e destes 39 apresentaram sintomas semelhantes da tuberculose. “Só após a análise da secreção coletada é que teremos o resultado positivo ou não para tuberculose. Caso haja caso confirmado, o tratamento é iniciado de imediato”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Silvana Mudo. A ação terá continuidade nesta quarta-feira (19) já que nem todos os homens foram examinados.

Um dos sintomas que pode servir de alerta é a tosse há mais de duas semanas acompanhada ou não por febre, perda de peso e inapetência. “Para saber se há relação com a doença, o usuário pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar o exame”, relembra a diretora.

Os casos são tratados nas unidades de saúde com antibióticos específicos num período de 6 a 9 meses. A coleta do escarro também é realizada nas unidades que funcionam das 8h às 17h, zona urbana, e das 7h às 14h na zona rural.

As informações são da assessoria da prefeitura.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário