Image and video hosting by TinyPic

O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Secretário de Agricultura participa em Brasília de reunião sobre reivindicações dos produtores dos perímetros irrigados de Juazeiro

Publicado em 07/11/2014, às 16h43

Jorge Cerqueira e Josival Barbosa participam de reunião em Brasília. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de dar continuidade à pauta de reivindicação dos produtores dos perímetros irrigados de Juazeiro, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, juntamente com o representante do Instituto da Fruta e dos produtores dos perímetros irrigados, Josival Barbosa, estiveram reunidos na última quarta-feira (05), na Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR) em Brasília, com o titular da pasta Guilherme Pereira da Costa, com o Secretário Executivo da Área de Gestão dos Empreendimentos da Codevasf, Frederico Calazans Machado, e o Assessor Técnico do SENIR, Antonio Carvalho.

Na ocasião foram discutidas as seguintes questões: a revitalização dos perímetros priorizando a modernização do sistema de irrigação e criando linha especial de crédito; a negociação da titulação, o K1 (taxa de infraestrutura), a ampliação do horário reservado para a fruticultura irrigada e a regulamentação da política nacional de irrigação – Lei 12.787/2013. A respeito da modernização do sistema de irrigação, o representante do Instituto da fruta, Josival Barbosa, explicou que o prazo final para conclusão e entrega do projeto foi adiado para fevereiro de 2015. “A empresa contratada para elaborar os projetos de irrigação só irá entregá-los em 2015 devido a não conclusão do levantamento de campo”, explicou.

Josival explicou também que o levantamento do projeto Tourão já foi 100% concluído, restando apenas os projetos Curaçá (90% concluído) e Maniçoba. Em relação à regulamentação da lei da política nacional de irrigação, publicada em 2013, o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira explicou que a Codevasf constituiu um grupo de trabalho interministerial. “O órgão elaborou uma Minuta de Decreto que será encaminhada à Casa Civil da Presidência da República até o final de 2014”. Jorge informou também que as dívidas do K1 (tarifa cobrada pela infraestrutura de uso comum) e a ampliação do horário reservado estão inclusos nessa lei. “Além disso, também estão incluídas as questões fundiária e de crédito. É necessário esperarmos a regulamentação da lei para que esses itens sejam atendidos”, declarou.

Ao final da reunião ficou definido que até o final de 2014 o grupo voltará a se reunir para analisar os avanços e encaminhamentos de todos os itens da pauta.

As informações são da assessoria da prefeitura.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário