Publicado em 09/11/2014, às 06h01
![]() |
A participação no evento é gratuita, mediante inscrição online, até as 12h da segunda-feira (10). (Foto: Divulgação) |
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza de 10 a 14 de novembro a Semana Universitária de Arte (SUA) 2014, integrada à VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex). Promovida pelo Colegiado de Artes Visuais da Univasf, a SUA abrange ampla programação com palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, exposições e vídeos. As atividades serão concentradas no Campus Juazeiro (BA). A participação no evento é gratuita, mediante inscrição online, até as 12h da segunda-feira (10).
Introdução à Fotografia Digital, Materiais Didáticos para Ação Educativa, Desenho de Moda, Grafite e Stencil são algumas das opções oferecidas de minicursos e oficinas. Também serão realizadas as mesas redondas "Arte, Corpo e Gênero"; "Arte, Cidade e Ambiente"; "Arte e Mediação". A agenda de atividades também inclui as performances de Grupo Mosaico, Uriel Bezerra, “Joga Sal Grosso#2” de Sarah Hallelujah, André Vitor Brandão e Cleybson Lima.
À noite, a partir das 18h30, estão programadas palestras. A de abertura, na segunda-feira (10), tem como título “Pra que Bienal?”, a ser proferida por Ayrson Heráclito. O palestrante é professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atualmente integra a equipe de curadores-chefe da 3ª Bienal da Bahia. No dia 11, a artista visual Joema Felix Brandão profere a palestra “Qual o sexo da arte?”. No dia 12, o tema será “Arte-educação: Qual é o seu ambiente?” com a professora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Rita Patta Rache, e no dia 13, “Arte é Ativismo? Interseções entre o popular e o contemporâneo” e quem vai falar sobre o assunto é o artista plástico e escritor Bené Fontes.
A SUA é coordenada pelos professores da Univasf Euriclésio Barreto Sodré, Luiz Maurício Alfaya e Sarah de Sampaio. O evento engloba ainda a mostra Vale Curtas, e nesta edição, pela primeira vez, também o Festival Universitário de Artes (FUA) realizado pela Diretoria de Arte e Cultura da Univasf (DACC). Entre os dias 10 e 14, o FUA receberá o Grupo Mosaico, Coletivo Trippé, Dalmo Funchal e banda, Banda M – XV, Tio Zé Bá, Dj Marcelo Churi e Rennan Mendes.
Conforme a programação, as oficinas serão ministradas das 8h às 12h, no Pavilhão das Artes, onde também vão estar em exposição, no hall de entrada, trabalhos de professores, estudantes. As demais atividades serão realizadas no Complexo Multieventos, a partir das 15h, e o encerramento no Espaço de Convivência, também no Campus Juazeiro.
“A SUA objetiva potencializar a discussão teórica e prática acerca das Arte Visuais e do seu ensino, assim como, a integração com a comunidade universitária e com a parcela da população local que se interessa pelo tema, aspecto de extrema importância do ponto de vista da extensão universitária”, destaca professor Luiz Maurício Alfaya.
As informações são da assessoria da Univasf.
0 comentários:
Postar um comentário