O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Univasf tem Mestrado Interinstitucional e 11 projetos de pesquisa aprovados esta semana

Publicado em 28/11/2014, às 17h57

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) teve um Mestrado Interinstitucional (Minter) e 11 projetos de pesquisa aprovados esta semana. O Minter na área de Oncologia foi proposto em parceria com a Fundação Antônio Prudente (FAP) – Hospital A. C. Camargo e recebeu aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os projetos de pesquisa foram aprovados por dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), um deles em conjunto com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o outro com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

A Capes anunciou a aprovação das propostas de criação de Minter/Dinter (Doutorado Interinstitucional) na última terça-feira (25). A FAP será a instituição promotora do Minter (Stricto Sensu) em Oncologia. O coordenador Acadêmico do projeto é Fernando Augusto Soares, livre-docente em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Comissão de Pós-Graduação da FAP; e o coordenador Operacional do projeto é o professor Ricardo Santana de Lima, coordenador de Qualificação Institucional e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf. 

A expectativa é que o curso tenha início em 2015 com aproximadamente 15 vagas abertas na primeira turma. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Univasf, Helinando de Oliveira, o edital de seleção está em fase de elaboração pela FAP. “Com o Minter, será possível a formação de mestres em Oncologia, uma área estratégica para qualificação de profissionais de saúde da Região”, observa Oliveira. 

Pesquisa e Inovação - A Facepe também divulgou, nos últimos dias, o resultado dos Editais de N° 9 e 13, ambos de 2014, pelos quais foram selecionados 11 projetos de pesquisa submetidos por docentes da Univasf. Dos 110 projetos aprovados pelo Edital N° 9/2014 do Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos (PPP), em parceria com o CNPq, nove são da Univasf. O PPP é um programa de infraestrutura para jovens pesquisadores, que possibilita o desenvolvimento de pesquisas com recursos para bens consumíveis e materiais permanentes. 

Os professores que tiveram propostas selecionadas neste edital foram: Alexandre Sandri Capucho, Francesca Silva Dias Nobre, Cedenir Pereira de Quadros, Marco Aurélio Gallo de França, Álvaro Rego Millen Neto, Susanne Pinheiro Costa e Silva, Edilson Beserra de Alencar Filho, Diego Luz Moura e Marcelo Silva de Souza Ribeiro. A relação completa dos projetos aprovados está disponível no site da Facepe

O Edital de N° 13/2014 de Apoio à Interação de Pesquisa entre o Cetene e Pesquisadores da Região Nordeste – Convênio INT/MCT – Facepe aprovou outros dois projetos da Univasf: “Suportes Magnéticos para Imobilização de B-Galactosidase e Produção de Alimentos Funcionais” e “Compósitos Metal-Polímero: Aplicações em Nanoescala”, coordenados respectivamente pelos professores David Neri e Helinando de Oliveira. 

Os contemplados receberão Bolsas de Cooperação Técnica, financiadas com recursos do Cetene e concedidas pela Facepe. O edital também prevê translado e realização de visitas para uso dos laboratórios do Cetene, no Recife (PE), cujas instalações possuem equipamentos de ponta para preparação e caracterização de novos materiais e sistemas em escala nanométrica. A relação completa dos projetos aprovados neste edital está disponível no site da Facepe.

As informações são da assessoria da Univasf.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário