O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Assessor Especial do Ministério do Meio Ambiente se compromete em visitar Petrolina para conhecer programa de Conservação da Caatinga

Publicado em 05/12/2014, às 18h28

Lossio em Brasília. (Foto: Divulgação)
O Prefeito Julio Lossio apresentou o programa UCCA - Unidade de Conservação da Caatinga - ao Assessor Especial do Ministério Meio Ambiente, Luiz Antônio Correia de Carvalho que se comprometeu, em fazer uma visita técnica em Petrolina com o objetivo de conhecer a UCCA de perto. Hoje o município conta com 10 UCCAs em pleno funcionamento, distribuídas nas zona rural de Petrolina.

Segundo o prefeito, a UCCA foi pensada para fugir do padrão de reservas ambientais. “Precisávamos de um projeto diferenciado, por isso criamos a UCCA, que é voluntária, e funciona da seguinte forma: O agricultor se cadastra para o projeto e separa um espaço de até 50 hectares para preservar a caatinga. O agricultor será fiscalizado todo mês e apenas diante da comprovação que a área está bem cuidada, ele passa a receber um salário mínimo. Ele está ciente também que para cada cuidado errado pontos serão negativados, interferindo diretamente no saldo do mês”, explicou.

UCCA

Sobre as UCCA´s - As Unidades de Conservação da Caatinga fazem parte do Programa Municipal de Proteção à Caatinga, instituído pela lei de número 2.575, de setembro de 2013. A gestão do programa é de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Cada Unidade deverá ter o mínimo de cinco hectares de vegetação nativa ou reflorestada com plantas típicas do bioma caatinga. Uma das principais propostas diz respeito ao desenvolvimento sustentável do ecossistema, através de práticas cotidianas da população sertaneja que possam garantir emprego e renda sem, contudo, destruir a fauna e flora típicos da caatinga. “O programa já tem uma predisposição para o êxito tendo em vista que na semana do lançamos já contávamos com vários cadastros preenchidos. Vale salientar que todo o processo é fiscalizado e acompanhado rigorosamente pela AMMA”, concluiu.

ECOMONEY

Outro projeto apresentado pelo prefeito Julio Lossio é o ECOMONEY - Dinheiro Verde. Ciente que a sustentabilidade ambiental e eficiência energética são conceitos que ganharam força nas últimas décadas, o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, apresentou também o projeto para o assessor Luiz Antônio Correia de Carvalho, que visa estimular em Petrolina a implantação em residências, comércio e indústria de placas solares e micro aéreo, geradores de energia. A ideia, segundo o prefeito, é inédita na região e vai estimular o uso de energia limpa no município, “uma tendência nacional”, frisou.

O Prefeito expôs que Petrolina tem que buscar caminhos nessa direção parta tanto oferece incentivos, "A ideia é que o cidadão que implantar a energia limpa com produtos adquiridos no município passem a ter um desconto no IPTU.", finalizou.

As informações são da assessoria da prefeitura.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário