O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Centro de Referência sobre Drogas será criado em Juazeiro e ofertará curso de formação no campo da política sobre entorpecentes

Publicado em 06/12/2014, às 10h42

Com a perspectiva de oferecer formação continuada para profissionais que atuam no campo das políticas sobre drogas nas redes de atenção integral à saúde, assistência social, educação e segurança pública será criado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) o Centro de Referência Regional sobre Drogas (CRR-Drogas). O projeto contará com recursos da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. O CRR-Drogas estará vinculado ao Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substâncias Psicoativas (Lapis), que se situa no prédio dos Colegiados, Campus Juazeiro (BA), e será coordenado pela professora do Colegiado de Ciências Sociais Luzania Barreto Rodrigues. 

A atuação do Centro estará voltada à capacitação de pessoal de municípios dos Estados de Pernambuco e Bahia. “A capacitação será desenvolvida à luz de referenciais das políticas nacionais de atenção ao usuário de Substâncias Psicoativas, da Integralidade do Cuidado e da Estratégia de Redução de Danos, almejando a elaboração e implementação de novas estratégias de promoção, prevenção e atenção integral à saúde à população destas regiões”, explica Luzania. 

Ao longo de 2015, o CRR-Drogas irá realizar o curso “Formação para Agentes e Trabalhadores do Campo da Política sobre Drogas”. A meta, segundo a professora, é qualificar 800 trabalhadores, dos quais 600 da VII, VIII, IX e XI Geres, de Pernambuco; e 200 alunos da 15ª Dires, da Bahia. O curso terá carga horária de 40 horas e será ministrado por professores da Univasf, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e por profissionais com experiência na área.

A capacitação será ofertada para 20 turmas, cada uma com 40 alunos, num total de duas turmas por mês durante dez meses, com início previsto para fevereiro. A expectativa é que as ações contribuam para o fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e a qualificação dos serviços públicos na área de drogas. 

A criação do CRR-Drogas surgiu a partir da proposta "Do litoral ao sertão: projeto de interiorização de Processos Formativos para Agentes e Trabalhadores do Campo da Política sobre Drogas", elaborado em parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e com a Gerência Estadual de Saúde Mental (Gasam), ambas vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O projeto será executado em parceria com outros dois Centros de Referência Regionais ligados à Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) – Campus Recife e Centro Acadêmico de Vitória.

As informações são da assessoria da Univasf.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário