Publicado em 01/12/2014, às 10h41
![]() |
3º Enatransito foi realizado na capital cearense. (Foto: Divulgação) |
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, na última sexta-feira (28), do 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Enatransito 2014), em Fortaleza (CE). O evento teve como tema “Agentes de Trânsito do Brasil, juntos para salvar vidas” e discutiu assuntos como a regulamentação da profissão e a atuação de empresas terceirizadas e de guardas patrimoniais no trânsito.
No evento, o deputado Gonzaga Patriota, que apresentou a lei inicial de regulamentação da categoria, palestrou sobre a Emenda Constitucional 82 (EC 82), de 2014, que disciplina a segurança viária e define o agente de trânsito estruturado em carreira. Essa proposta teve introdução com a minuta do deputado Gonzaga Patriota. O deputado também discutiu sobre a utilização pelos municípios do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran).
O parlamentar ainda propôs que os futuros motoristas brasileiros sejam formados durante o período escolar. Na opinião de Gonzaga, a inclusão de uma disciplina específica sobre ‘educação no trânsito’ no currículo escolar, pode ajudar a reduzir o número de acidentes de forma positiva no trânsito do Brasil.
O encontro, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, foi dividido em dois momentos: um formativo, que compreende a realização de um seminário, e um deliberativo, quando a categoria sistematizou suas propostas. Além disso, o evento serviu também para debater problemas comuns enfrentados pela categoria, como o caso da agente do Detran-RJ, Luciana Tamburini, que ficou conhecida nacionalmente após ser condenada a pagar 5 mil reais por ter dito a um juiz, durante abordagem em blitz, que ele não era Deus. O caso levantou um debate sobre o costume brasileiro de autoridades tentarem se valer do cargo para intimidar trabalhadores de menor poder.
As informações são da assessoria do deputado.
0 comentários:
Postar um comentário