O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Operação para retirada de baronesas do Rio São Francisco acontecerá na próxima segunda-feira (08)

Publicado em 02/12/2014, às 15h26
Da Redação, com assessoria

Foto: Reprodução
A ação acontece graças a uma parceria entre a Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), secretaria de Infraestrutura do município e o IBAMA. A partir das 8h da próxima segunda-feira (08), equipes destes órgãos estarão à frente da força-tarefa que pretende amenizar os impactos causados pela grande presença desta espécie aquática que reflete a situação de poluição das águas do Velho Chico. Para a operação serão utilizadas 02 embarcações, 02 retro escavadeiras (sendo uma hidráulica), uma média de 15 pessoas. O material recolhido do rio será encaminhado depois para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

“Sabemos que é uma ação paliativa, mas necessária. Atendemos ao clamor da população, enfim, de todos os segmentos que de fato se importam com o Rio São Francisco. No entanto, é válido salientar que a ação mais indispensável diz respeito ao não lançamento de dejetos dentro do rio. Nesse sentido, relembramos que este ano a Agência multou a Compesa em R$ 1 milhão por esse motivo. Enquanto não evitarmos que esgoto seja jogado nas águas, ainda veremos a proliferação desse tipo de planta”, enfatiza o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

A proliferação das chamadas ‘baronesas’ – que servem como uma espécie de filtro  vem chamando a atenção das populações ribeirinhas há algum tempo. Além de significar a presença da poluição, a reprodução da espécie também interfere no roteiro das embarcações que cruzam o Velho Chico diariamente, seja com passageiros, seja para a atividade da pesca.

“Em recente audiência pública essa questão foi levantada e discutida com representantes de várias instituições. O que devemos ter em mente é que a preservação do São Francisco depende do esforço conjunto de todos”, complementa Castro.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário