Publicado em 04/12/2014, às 13h11
![]() |
Foto: Divulgação |
A Secretaria de Cidadania em parceria com a Secretaria Executiva de Acessibilidade comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência realizando uma audiência pública com o tema “Construindo a Acessibilidade”. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores na última quarta feira (03) e reuniu entidades ligadas ao apoio à pessoa com deficiência, autoridades e a sociedade civil.
Entre os assuntos abordados, discutiu-se a condição das calçadas no município: o desnível, a ausência de rampas realmente acessíveis, e a necessidade de maior fiscalização para que não se ocupe as calçadas obrigando os deficientes a se deslocarem na via onde circulam os automóveis.
O público participou e enriqueceu a discussão levantando questões sobre a dificuldade com os transportes públicos para deficientes físicos e visuais, bem como a necessidade de semáforos sonoros e a impossibilidade de um cadeirante fazer a travessia para Juazeiro utilizando a barquinha. Ainda foi destacada a falta de estrutura, bem como as construções equivocadas dos equipamentos públicos, como o da Previdência Social, onde existem irregularidades que dificultam a entrada de deficientes ao prédio.
As pautas abordadas, as propostas e reclamações feitas, foram anotadas e serão documentadas pela Cãmara de Vereadores e apresentadas em forma de projeto. O objetivo é transformar cada sugestão em atitudes práticas que garantam os direitos à mobilidade com segurança e autonomia que a pessoa com deficiência tem como cidadã.
A Secretária de Acessibilidade, Rose Andrade, declarou: “É a sociedade, os meios de transporte, edificações em geral, que estão deficientes. É preciso facilitar o 'ir e vir'”, e concluiu: “Nada é tão acessível que não possa melhorar”. A primeira audiência pública com esse tema foi um convite para que toda a população se interesse e se envolva na luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
Os órgãos responsáveis pela fiscalização das infrações podem ser acionados pela população nos seguintes números:
* Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã – (87) 3864-9020/3864-9019 * Ouvidoria Geral de Petrolina – 156 * EPTTC 24h – (87) 8835-2274.
As informações são da assessoria da prefeitura.
0 comentários:
Postar um comentário